Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para criar um livro

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Faz um bom, longo, demorado, longo... Enfim, sei que estive sem postar nada por um tempo, mas estou de volta e com um novo projeto.

(Devo dizer que me surpreendi com a quantidade de visualizares que o blogger teve no tempo em que não estive postando nada!)

Hoje voltei com um objetivo, ficar, não pretendo parar de postar tão logo, eu dei uma pausa nas minhas leituras então não estou tão antenada, não sei os livros que estão sendo mais falados ou qual esta sendo mais esperado, mais vou fazer o possível para me atualizar, e conto com a ajuda de vocês, quem quiser me mandar algum e-mail para me dar dicas eu vou deixar no final desse post.

Tudo bem Ká, mais e sobre o titulo?

A criação de um livro, o que me fez falar sobre esse tema como o primeiro post do ano? O fato de eu estar criando um livro, ele já esta em estado final, e pretendo falar muito sobre ele com vocês, vou postar uma resenha do livro e deixar o link aqui para todos poder ver.

Vou dar dicas para vocês como criar, se inspirar e dar vida a um livro (seu livro). Hoje no Brasil o numero de pessoas que tentam publicar um livro é enorme, e dificilmente essa pessoa vai conseguir publicar se o livro não for Bom de verdade, pode até conseguir se tiver dinheiro para comprar 100 ou 200 livros, ou se tiver um grande numero de seguidores (sim, as editoras estão atrás dos famosinhos).
Eu não posso dizer que vai ser fácil, porque não vai. Criar algo diferente hoje em dia é quase impossível, são muitos escritores e muitas cabeças pensantes que já escreveram sobre o que você pensou em escrever.
Depois de quebrar toda a sua confiança com esse pequeno choque de realidade, se ainda assim você, meu caro leitor, insiste em publicar ou escrever seu livro, continue a ler o post.

(Farei um post dando dicas para publicar um livro)

2° Criatividade.

Não é simplesmente pegar o Word e começar a escrever, é saber sobre o que esta escrevendo. Antes de começar um livro crie uma pasta em seu computador e dentro dela um bloco de notas, nesse bloco de notas sem correções ortográficas ou regras de escrita, faça um resumo do inicio ao fim do seu livro, e isso mesmo que sua ideia seja fazer uma trilogia ou uma serie, não importa, escreva o básico, acontecimentos relevantes, apenas para você saber quando estiver escrevendo em qual caminho levar a escrita.

2° Organização.

Acabei falando um pouco sobre organização no primeiro passo, mas tem mais, muito mais. Após criar o resumo do inicio ao fim do seu livro (Não precisa ser um resumo de vinte linhas se não quiser) crie outro bloco de notas, e se ainda não imaginou o nome de todo o elenco faça isso agora, nomeie o bloco com: Nome dos personagens, ou algo do tipo, desde que seja organizado, de nome a todos os personagens que vão aparecer no livro, e não tem problema se no meio do livro aparecer um personagem que não estava nessa lista, isso acontece, pegue esse novo personagem e escreva seu nome na lista. Faça um bloco de notas para o personagem principal, se tiver mais que um, faça um bloco de notas para cada, escreve sua historia resumida como você quer que seja, isso é para você não se perder quando estiver escrevendo e se esquecer de algo, pois um livro não vai ser escrito em menos que alguns meses e em alguns casos anos.

 3° Imaginação.

- Vou escrever sobre uma bruxa que vai para uma escola de magia e lá ela morre e depois vira fantasma e assombra os alunos. - Não, isso não é ser criativo, isso é Harry Potter. A imaginação requer que você esqueça as historias que leu, mais não esqueça as palavras, pois uma boa escrita é um grande diferencial em um bom projeto. Se você gosta de fantasia então escreva sobre isso, mais não use os nomes de personagens de outros livros, não plagie um escritor inocentemente ou não. Se você gosta de romance, faça um, mais não faça um clichê, faça algo de diferencial nesse livro, se inspire na escrita da belíssima Collin Hoover, ela escreve romance, mas sempre tem mais que um casal apaixonado em seus livros.

4° Escrever.

- O livro não se escreve sozinho - Isso qualquer um sabe, mas não, as vezes já sabemos de tudo o que acontece, já temos tudo ali na cabeça, mais nos esquecemos que quem for ler não sabe, se colocar mistérios anote eles e as suas respostas, voltamos para a organização, se você pretende fazer um grande livro, estilo Guerra dos Tronos ou Sob a Redoma, mantenha os pés no chão e não saia escrevendo feito louco (a) um livro tem muitas paginas e algumas vezes anos de escrita, então não se perca em mistérios criados.

5°  Comece Tudo De Novo!

- Ufa! Terminei oitocentas e vinte paginas finalizada, vou enviar pra todas editoras do Brasil!
Não é bem assim, até mesmo os melhores fazem isso, revise toda a sua obra, crie outras duzentas paginas se preciso, crie outro documento no Word e mude tudo aquilo que acha que pode melhorar, ou apague aquilo que não é necessário, é a parte mais chata, em minha opinião, mas a mais necessária.

É isso pessoal, cinco dicas que espero que sejam úteis para todos vocês, se tiverem alguma duvida comentem ou me mandem um e-mail. (karolynegomes09@gmail.com)

Farei um post sobre meu livro para mostrar para vocês um pouco sobre ele e também como foi minha primeira experiência tentando publica-lo, sim, eu já tentei, mais hoje vejo que ele não estava pronto, hoje com um pouco mais de sabedoria ou inteligência eu vejo que errei, mas aprendi, eu ao invés de ficar triste recomecei minha obra do inicio, hoje com mais de 500 paginas digo que ela esta quase pronta (80%) em outro momento eu achava que ela estava pronta com duzentas paginas, então se você tem um projeto não se desanime com o primeiro ''não'' se realmente acredita na sua historia, comece tudo de novo e vai perceber que esse recomeço é bem mais maduro. Se escrever é a sua paixão você deve se dedicar a isso, mas não esperem ficarem ricos (a) com isso, poucos no Brasil vivem apenas de livros, ainda mais nessa crise.

Boa Sorte a Todos Vocês!!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

frase do livro: Insurgente, da serie divergente.

Nova edição de Harry Potter lançado pela Rocco

ATENÇÃO AS FOTOS JÁ FORAM BAIXADAS E ESTÃO NA PUBLICAÇÃO ASIMA, OU CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DE CADA LIVRO (AQUI)   Nova edição brasileira de Harry Potter lançado pela editora Rocco com previsão de lançamento para dia 18 ?  (A editora Rocco atrasou a entrega dos livros, a data de lançamento foi modificada para 01/09/2015! ) Nunca falei do meu amor maior para vocês aqui, mais hoje é dia de novidade! OMG!!!!!!!!!!!!! Sei que já estou atrasada, pedi meu box no primeiro dia que apareceu no submarino, estou tipo morrendo de curiosidade para ver como ficou!! Hoje só para controlar a ansiedade, voltei no site do Submarino e fui dar mais uma olhada nas fotos, sei lá só queria vê-lo! Os fãs de Harry Potter sempre são os mais fieis, SEMPRE! Isso é incrível, e para quem ainda não sabe dessa nova edição linda que esta copiando a edição inglês que a borda de todos os livros juntos formam Hogwarts! (assim que meu livro chegar, baixarei fotos e tentarei postar um vídeo para vocês)

Saga Encantadas - Livro 1 Veneno

Bom diia pessoal. Já li tantos livros e somente 2 sagas foram lidos em livros físicos, a maioria eu baixei pela internet site " Minha teca". O  Minhateca .com.br é um  site  muito simples de usar para arquivar e compartilhar arquivos. Gratúito e sem espaço limitado e com muitos arquivos para baixar, enfim muiiiitos livros maravilhosos para baixar e ler.  Muito obrigado á pessoa que fez esse site, pois salvou a minha vida  literária, tem muitos livros que eu gostaria de ler e nem sempre tenho dinheiro para comprar esses livros, sem falar que muitos deles são meios salgados rs'. Hoje vou disponibilizar pra vocês o primeiro livro da Saga Encantadas, espero que gostem muito dele .